Manual de instruções e perguntas frequentes Nescafé Dolce Gusto Melody 2 KP210010

Nescafé Dolce Gusto Melody 2

Ref : KP210010

Instruções de utilização

Perguntas frequentes

A água da torneira (água potável doméstica normal) é perfeitamente adequada, desde que não possua odores que possam alterar o sabor da bebida. Também pode utilizar água engarrafada.
Não utilize água refrigerada ou quente, uma vez que isso poderá afetar a temperatura da bebida.
Utilize sempre água natural e substitua a água se o sistema não for utilizado durante mais de 2 dias.
Para bebidas frias, utilize água à temperatura ambiente, nunca água refrigerada, e coloque dois ou mais cubos de gelo (20 g por cubo de gelo) na chávena.
Tenha em atenção que a dureza da água é a primeira razão de calcificação da máquina, pelo que deverá descalcificar a máquina com frequência (a cada 3 meses ou menos, de acordo com a dureza da água).
Quando a preparação da bebida estiver completa e o botão de energia parar de piscar em vermelho (cerca de 5s), remova e descarte a cápsula. Não guarde no porta-cápsulas.
Não, nunca deve deitar leite no reservatório de água. O sistema apenas funciona com água. A utilização de qualquer outro líquido, como o leite, pode ser prejudicial para o seu aparelho.
A extração do café Nescafé Dolce Gusto é feita a uma temperatura ideal, de modo a que cada bebida fique perfeita. Não pode ser extraído mais quente, pois isso faria com que o pó do café tivesse um sabor queimado.

Se quiser um café mais quente, têm várias possibilidades:
• Pré-aqueça o copo.
• Certifique-se que espera até que a máquina pare de piscar durante o pré-aquecimento do termobloco antes de iniciar uma preparação.
• Extraia um pouco de água sem a cápsula, deite essa água fora e proceda com a cápsula depois.
• Descalcifique a máquina se necessário (se uma diminuição da temperatura da bebida foi notada recentemente).

Temperatura normal no copo:
• Cápsulas com café torrado e moído: acima de 70°C
• Cápsulas com produtos solúveis: acima de 65°C
Não, a sua preparação nunca sairá quente. Não irá funcionar, visto que a variedade de bebidas quentes não foram concebida para serem dissolvidas e consumidas a frio. Isto pode resultar numa “cápsula bloqueada”.
As bebidas frias foram desenvolvidas para dar o melhor sabor e a melhor experiência para os consumidores quando preparadas com água fria.
No entanto, é possível preparar estas bebidas frias com a função Quente.
Para garantir total segurança durante o uso de sua máquina, siga as "recomendações para uso seguro" no manual que acompanha a sua máquina.

Para usar a sua máquina com segurança:
• Nunca coloque água quente no depósito de água!
• Nunca abra a alavanca de bloqueio durante a preparação de uma bebida!
• No final da preparação, o botão ON / OFF pisca em vermelho por cerca de 5 segundos. Não abra a máquina durante este tempo!
• Nunca mova a alavanca selectora enquanto o manípulo de bloqueio estiver aberto!
• Não toque na cápsula após a preparação da bebida! Superfícies quentes podem causar queimaduras!
Leia o manual de instruções para ajudá-lo nos primeiros passos. Pode encontrar todos os manuais de instruções das nossas máquinas neste site.

Para ajudá-lo, aqui estão alguns passos para uma correta utilização:
1. Encha o reservatório de água da máquina.
2. Certifique-se que encaixa o depósito de água na máquina.
3. Ligue a sua máquina e espere até que o LED fique "verde".
4. É necessário purificar a máquina antes da primeira utilização. Para isso, selecione no painel a quantidade máxima de água da máquina e pressione a função de Água Fria (botão azul) e aguarde o final do fluxo. Repita o processo na posição de água quente (botão vermelho). A sua máquina está pronta para ser utilizada.
5. Encha novamente o depósito de água.
6. Adicione uma cápsula no suporte da cápsula.
7. Escolha o nível de água apropriado (a quantidade de água é aconselhada em cada cápsula).
8. Selecione água quente / fria dependendo da sua bebida.
9. Espere até que o LED fique "verde" para remover a cápsula em segurança.
10. Deita a cápsula fora.
Deve apenas aguardar que a luz indicadora fique verde para preparar a sua bebida seguinte.
Siga as instruções no manual de instruções pessoal relativamente à descalcificação da máquina, uma vez que as técnicas variam de acordo com o modelo que possui.
Recomendamos a utilização do produto de descalcificação fornecido pelo fabricante.
Recomendamos descalcificação da máquina, pelo menos, a cada 3 meses para uma utilização diária média de 4 chávenas e se a água for dura.
Se vive numa zona em que a água é muito dura, pode querer descalcificar mais frequentemente.
Sim, se contiver resíduos de calcário.
Limpe-o com água e/ou produtos de limpeza recomendados pelo fabricante do aparelho.
Tal pode prevenir a obstrução da saída de água e problemas de higiene.
A frequência de descalsificação da máquina dependerá da dureza da água e da frequência com que a usa.
Ao longo do tempo, o calcário atrasa o fluxo de água na sua máquina e pode reduzir a eficiência da componente de aquecimento, tornando sua bebida menos quente.

Para água de dureza média, descalcifique a cada 3/4 meses, mantendo o fluxo de água rápido e a temperatura da bebida com a qualidade esperada.

Em alguns modelos (Jovia, Oblo, Drop, Stelia, Movenza, Eclipse, Piccolo produzidas desde o final de 2014) há um aviso de descalcificação.
Cada vez que o consumidor toca no botão Quente ou Frio, a máquina contabiliza uma extração. O aviso de descalcificação é baseado no número de extrações e é acionado a cada 300 extrações por um aviso laranja no botão ON / OFF. A máquina continua a funcionar, mas recomendamos a sua descalcificação.

É altamente recomendável descalcificar nas três situações seguintes:
• Se encontrar um menor fluxo de água a preparar bebidas.
• Se a água parecer mais fria que o normal.
• Se o botão ON / OFF ficar laranja continuamente.
Com o passar do tempo, o calcário diminui o fluxo de água, pode reduzir a eficácia do aquecimento da água usada para fazer suas bebidas e pode entupir a agulha usada para perfurar a cápsula e fornecer a água.

Para dureza média, descalcificar a cada 3/4 meses para limpar o calcário, mantendo o fluxo de água rápido e a temperatura da bebida dentro das expectativas.
Para a Melody 3 FS, Circolo FS e Genio 1ª geração todo o processo de descalcificação é acionado quando pressionamos o botão Quente. Não é necessário pressionar o Frio, pois os dois tubos são descalcificados. É diferente para outras máquinas automáticas, onde ambos os botões precisam ser pressionados.
As cápsulas de Chococino e Nesquik contêm chocolate, leite e açúcar. Pode deixar resíduos mais pegajosos do que o café. É importante limpar frequentemente a máquina para evitar um mau cheiro.
NÃO. Evite o vinagre branco que pode danificar sua máquina e causar vazamento.
Para prolongar a vida útil de sua máquina, é recomendável usar o kit de descalcificação vendido na loja online ou outro kit de descalcificação de líquidos adequado para máquinas de café.
Recomendamos que proceda à limpeza da máquina todos os dias para poder continuar a usufruir de um excelente café. Para dicas de limpeza diárias e mais informações, consulte o manual de instruções.
Apenas o porta cápsulas pode ser lavado na máquina de lavar loiça. A gaveta de recolha de pingos e o reservatório de água devem ser lavados manualmente.
Idealmente, ambos os canais (Quente/Frio) podem ser descalcificados e este é o procedimento indicado para as máquinas automáticas.
No entanto, o acúmulo de calcário provavelmente não ocorrerá no circuito frio e é muito importante que a maioria da solução de descalcificação seja feita no Quente. De forma a garantir uma descalcificação eficiente do canal Quente (que é o mais usado), recomendamos passar toda a solução no canal Quente.
Para enxaguar, e evitar as gotas remanescentes da solução de descalcificação no conector dos tubos quentes e frios, recomenda-se enxaguar o canal de Frio também.
Certifique-se de que a gaveta de recolha de pingos não está cheia e esvazie se necessário.
Verifique se a gaveta de recolha de pingos está posicionada corretamente.
Limpe a cabeça de fluxo da máquina utilizando um alfinete.
Consulte o manual do utilizador e siga as instruções de limpeza.
Se o aparelho já não for utilizado há vários meses, a bomba pode ter dificuldade a retomar o fluxo de água.
Quando seleciona uma chávena pequena ou grande, a bomba faz muito barulho, mas não sai água da mesma.
- Se houver uma cápsula, remova-a.
- Encha o depósito até ao máximo com água quente (60 °C).
- Ligue a máquina e selecione a chávena grande.
- Retire e volte a posicionar o depósito a cada 3 segundos. Não devem escapar bolhas de ar da válvula do depósito.
- A preparação está concluída e a água flui através da saída de café.

Se não for possível realizar a preparação após estas intervenções, leve o aparelho a um centro de assistência autorizado.
Depois de seguir as instruções do manual do utilizador para colocar o aparelho em funcionamento, certificar-se de que a tomada elétrica funciona ligando outro aparelho. Se ainda não funcionar, não tentar desmontar ou reparar o aparelho. Dirigir-se a um Serviço de Assistência Técnica autorizado para proceder à sua reparação.
Não utilizar o aparelho. Para evitar qualquer perigo, solicitar a sua substituição junto de um Serviço de Assistência Técnica autorizado
Quando o botão On/Off está laranja em vez de verde, significa que o aviso de descalcificação foi ativado. Esta função está disponível em modelos produzidos desde 2014.
Cada vez que o consumidor toca no botão Quente ou Frio, a máquina contabiliza uma extração. O aviso de descalcificação é baseado no número de extrações e é acionado a cada 300 extrações por um aviso laranja no botão ON / OFF. A máquina continua a funcionar, mas recomendamos a sua descalcificação.
Desligue a máquina, pressione o botão On/Off continuamente por 5 segundos até que o botão comece a piscar e o modo de descalcificação seja ativado. A máquina pode ser descalcificada de acordo com o manual de utilização disponível na página de manutenção da máquina.
Note que se o modo de descalcificação estiver ativado e a máquina for desligada sem fazer a descalcificação, o botão On/Off ficará verde e o contador é redefinido. Após 300 novas extrações, o botão On/Off ficará laranja novamente.
Se a máquina não for descalcificada regularmente e os consumidores usarem água dura (altamente carregada em carbonato de cálcio), a máquina fica com calcário e a agulha provavelmente ficará entupida.
Nos novos modelos, a agulha pode ser removida de forma a permitir que os consumidores limpem a agulha, especialmente quando esta está entupida ou o fluxo começa a diminuir. Esta limpeza deve ser seguida por uma descalcificação completa da máquina.
Se a máquina não tiver energia ou se a máquina puder ser ligada, mas a bomba não ligar ao selecionar o botão Quente / Frio (sem ruído), não há nada que possa fazer e a máquina deve ser reparada.

Se ouvir a bomba mas não houver fluxo, siga os seguintes passos:
1-Remova a cápsula do suporte da cápsula.
2-Verifique se há água no depósito de água e se o depósito de água está bem posicionado.
3-Selecione a função Frio, levante e baixe o depósito de água várias vezes e, em seguida, coloque-o corretamente, o fluxo deve começar. Se não, a agulha provavelmente está entupida.
A agulha deve ser limpa com a ferramenta de limpeza fornecida com a máquina e a máquina deve ser descalcificada.
Se a sua máquina estiver equipada com uma agulha removível (parte em verde), pode removê-la para limpá-la profundamente.
Se depois disso, ainda não houver fluxo, a máquina deve ser enviada para um serviço de assistência técnica.
A razão pela qual o suporte da cápsula transborda para o lado é provavelmente devido ao fato de que a conexão entre a agulha e o tubo de água não está corretamente ajustada.
A máquina precisa de ser reparada.
A quantidade de bebida depende do tamanho do copo, da posição da bandeja coletora e, às vezes, do leite e do pó de café, que são produtos naturais que podem apresentar um pequeno efeito de sazonalidade.
É importante avaliar de onde está a sair o líquido (depósito da água, suporte da cápsula ou por baixo da máquina).

Pode verificar se é do depósito de água enchendo-o com água corrente e pousando-o numa mesa durante pelo menos 30 min. Se não vazar, significa que está relacionado com o ajustamento de um tubo de água e, neste caso, recomendamos que entre em contato com o nosso centro de contacto do consumidor.
Antes de retirar o porta cápsulas, verifique se a alavanca de seleção está na posição central e se a alavanca de bloqueio está levantada.
Se a alavanca de bloqueio estiver levantada, e o suporte da cápsula não puder ser removido, significa que a agulha não está no lugar correto. Entre em contato com o nosso centro de contacto do consumidor.
Se a alavanca de bloqueio não puder ser levantada no final da extração, não a force. A cápsula pode estar sob pressão. Aguarde 20 minutos para liberar a pressão, levante a alavanca de bloqueio, remova o suporte da cápsula e deie fora a cápsula. Se não funcionar, entre em contato com o nosso centro de contacto do consumidor.
Ajuste o suporte do copo ao nível correto de forma a não ficar muito longe ou muito perto da saída da bebida. Use outro tamanho de copo/chávena.
A qualidade da bebida final não é afetada e pode ser consumida. Antes de preparar a próxima xícara, limpe e seque o porta-cápsulas, particularmente a abertura de saída da bebida.
É normal: desde que a cápsula não seja removida, ela continuará a pingar para a chávena ou bandeja coletora. Os pingos podem durar mais tempo para as cápsulas de café do que para as cápsulas de creme. Para parar de pingar, remova e deita fora a cápsula usada depois da luz parar de piscar.
É provável que tenha removido o suporte da máquina cedo demais ou tenha extraído um volume menor do que o recomendado, causando esse backflow. Espere sempre que a luz pare de piscar antes de abrir a máquina.
Normalmente, não deve haver pingos da cápsula quando esta está a ser retirada da máquina.
Após a bebida ser extraída, a água remanescente (e alguns traços de produto) permanecem na cápsula para não diluir o sabor da bebida. Algum deste líquido remanescente pode pingar da cápsula no lixo. Limpe a bandeja regularmente.
Algumas bebidas (por exemplo, cápsulas de café) foram criadas para sere extraídas mais devagar que outras (por exemplo, cápsulas de creme) de forma a potenciar toda a qualidade desejada. Se o fluxo for mais lento que o normal, desbloqueie a agulha e descalcifique a máquina seguindo as instruções do Manual.
• Quando ligaa a máquina e durante o aquecimento da água, o botão On/Off ficará intermitente vermelho por cerca de 30 segundos.
• Quando a máquina estiver pronta, o botão On/Off ficará verde.
• No fim da preparação da bebida, o botão On/Off fica intermitente vermelho por cerca de 5 segundos. Não retire o suporte da cápsula durante este tempo!
• Modo Eco: após 5 minutos sem utilização, a máquina desliga-se automaticamente.
• Se o botão de On/Off gicar intermitente vermelho/verde, significa que a máquina detectou falta de água. Verifique se a cápsula não está bloqueada e se há água suficiente no depósito antes de iniciar uma nova preparação.
• Se o botão On/Off ficar laranja/amarelo continuamente (aviso de descalcificação), deve descalcificar a máquina.

Para mais detalhes sobre os LEDs da sua máquina, consulte o manual de instruções da máquina.
Não, só pode usar de forma segura máquinas de países com a mesma voltagem. No caso de a tensão ser maior do que aquela em que a máquina foi comprada, ela não funcionará ou os fusíveis podem entrar em combustão. Caso a tensão seja menor, é possível que a máquina não funcione.
​O verdadeiro café Espresso vê-se pelo creme criado pela pressão enquanto o aparelho está a preparar o café. A pressão é medida em bares (de 1,5 a 19) pelo que quanto mais alta a pressão mais rico e espesso será o creme.
Um espresso tem um aroma mais forte do que o café "normal".
De facto, um espresso pode ser distinguido pelo seu aroma rico e pela espuma cremosa na superfície da chávena.
É necessária uma pressão de 15 bar (alcançada apenas por máquinas espresso), água aquecida a 90-92 °C e café medido e finamente moído (7 g por chávena).
O aparelho contém materiais que podem ser recuperados ou reciclados. Entregá-lo num ponto de recolha.
Se acha que falta uma peça, contacte o Centro de Contacto ao Consumidor e iremos ajudá-lo a encontrar uma solução adequada.
Consulte a secção “Acessórios” do website para encontrar facilmente o que precisa para o seu produto.
Para informações mais pormenorizadas, consulte a secção de Garantia deste sítio Web.
A máquina não deve ser usada como umjarro elétrico. Sem cápsula o fluxo é maior, a transferência de calor é menor e a temperatura provavelmente não atingirá a expectativa dos consumidores.
Não recomendamos que o aparelho seja utilizado por crianças. Esta informação é claramente indicada no manual de instruções.
Não há limite no número de cafés que uma máquina pode tirar num dia, mas os consumidores precisam de ter cuidado para não tirar muitos cafés de seguida, pois pode levar a um sobreaquecimento de componentes específicas, entrando a máquina em modo de erro.
O que podemos aconselhar é que os consumidores possam extrair 5-6 cafés de seguida, e depois esperar 1-2 minutos antes de retomar a extração.
Cada máquina NESCAFÉ Dolce Gusto® possui um fio vermelho protetor que não pode ser trocado.
Garante a segurança dos consumidores, muito importante para a marca NESCAFÉ Dolce Gusto® e Krups.
Existem 2 tipos diferentes de máquinas:
Numa máquina manual, controla a quantidade de água adequada para a sua bebida. A máquina não pára por si e pára quando mudar a alavanca de seleção de volta para a posição central.
No caso de uma máquina automática, escolhe antecipadamente a quantidade de água que será extraída. A máquina irá parar automaticamente.
A máquina NESCAFÉ Dolce Gusto aquece a água, que flui em alta pressão - no máximo 15 bars - através de uma cápsula de alta qualidade de produtos solúveis (leite, chocolate, etc ...) dependendo da variedade da cápsula.
O café que é usado nas cápsulas é feito principalmente de variedades arábicas premium.
As cápsulas são concebidas para fornecer uma distribuição uniforme de água e pressão sobre o café para garantir que o sabor seja maximizado. Este sistema usa uma pressão semelhante à das máquinas profissionais.
Enquanto alguns cafés funcionam em uma barra de pressão (pressão atmosférica normal), o sistema NESCAFÉ Dolce Gusto pode operar até 15 bars.
Não, o aparelho não é um artigo perecível e pode ser usado enquanto estiver em perfeitas condições de funcionamento.
As máquinas Nescafé Dolce Gusto são cuidadosamente desenvolvidas e fabricadas para garantir a segurança dos consumidores e a entrega da melhor experiência de bebida na chávena. A escolha dos materiais componentes é cuidadosamente selecionada com base na segurança, durabilidade, limpeza e custo-benefício. Antes da venda, todas as nossas máquinas passam por testes rigorosos para garantir que a máquina atenda a todos os requisitos de segurança para materiais de contato com alimentos em todos os mercados de vendas. Podemos, portanto, garantir que qualquer bebida Nescafé Dolce Gusto, preparada com uma máquina Nescafé Dolce Gusto, é compatível, segura para consumo e alinhada com as preferências expressas pelos nossos consumidores durante os estudos de pesquisa do consumidor.
As máquinas Nescafé Dolce Gusto são cuidadosamente desenvolvidas e fabricadas para garantir a segurança dos consumidores e a entrega da melhor experiência de bebida na chávena. A escolha dos materiais componentes é cuidadosamente selecionada com base na segurança, durabilidade, limpeza e custo-benefício. Antes da venda, todas as nossas máquinas passam por testes rigorosos para garantir que a máquina atenda a todos os requisitos de segurança para materiais de contato com alimentos em todos os mercados de vendas. Podemos, portanto, garantir que qualquer bebida Nescafé Dolce Gusto, preparada com uma máquina Nescafé Dolce Gusto, é compatível, segura para consumo e alinhada com as preferências expressas pelos nossos consumidores durante os estudos de pesquisa do consumidor.

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